Saturday, December 30, 2006

Escola da vida?


A rotina de uma escola muda completamente com a entrada de um novo professor de história.. Mr. D como ficara conhecido contagiará a todos com sua metodologia de ensino. Com aulas mais dinâmicas e divertidas logo se torna o comentário da escola, até mesmo seus colegas de trabalho irão se afeiçoar com ele, apenas um dedicado professor de biologia não o verá com bons olhos. Warner tem motivos para ver Mr. D com um certo desprezo pois Warner é filho de uma lenda que ganhou o prêmio de professor do ano por 43 anos seguidos, e em decorrência da morte deste, escolheram um jovem e petulante professor para substitui-lo, o próprio Mr. D. Warner está obstinado, e tem pela frente a árdua tarefa de vencer Mr. D na corrida para levar o prêmio de professor do ano. Mas com seu método tradicional de aulas, será facilmente repudiado pelos alunos que o consideram no mínimo um chato. Esta disputa ainda se torna mais desfavorável para Warner quando o próprio filho é um fã declarado de Mr. D.
Esta é uma comédia que por sua vez que pega o espectador pela emoção. Há momentos onde as relações familiares se tornam o foco, principalmente na relação pai e filho, onde o pai desesperadamente tenta ser o melhor pai do mundo ao mesmo tempo que tem com meta primordial a conquista do prêmio que há 43 anos pertenceu a seu pai. Seu intuito é prejudicado quando não percebe ao ridículo que seu filho é obrigado a se submeter por esta brincadeirinha de seu pai. A trama vai evoluindo de forma previsível e no decorrer da história tudo que parecia que aconteceria realmente acontece, e no final quando um segredo do Mr. D é revelado todos choram muito e aprendem a lição.


Crítica:
Mais um filme que enfoca a relação professor aluno. Desta vez não esta em foco adolescentes rebeldes que marcaram clássicos como "Ao mestre com carinho" dentre outros. Desta vez o que conduz o filme é a disparidade entre dois métodos de ensino, que são encarnados na disputa entre dois professores. Um privilegia o método tradicional onde o professor tem seu lugar bem definido na sala de aula, e o aluno tem seu lugar e seu tempo de falar controlados pelo professor. O outro procura deixar o aluno a vontade e muda totalmente a estrutura física da sala de aula fazendo os alunos se sentarem em círculo deixando-os olhando uns nos olhos dos outros privilegiando também o contato bilateral entre eles. Apesar dos típicos clichês do cinema norte-americanos que acompanha todo o desenrolar da história, este filme é no mínimo pertinente ao contestar a rigidez estrutural do sistema de ensino tradicional. E incorporado no personagem Mr. D é exposta uma alternativa com mais dinamismo. E se não for esta uma forma eficaz na formação de indivíduos que se enquadram no grupo dos que sabem muito, certamente é muito eficaz na formação de indivíduos que sabem aprender por si próprios. Logicamente que tudo isto no filme é bastante limitado pelo enredo sentimental que foi criado. O filme passa ileso pelas generalizações explícitas, como: "o cara só é um bom professor porque é jovem". Na verdade Mr. D esta substituindo um velho professor que por 43 anos consecutivos foi considerado o melhor da escola. "História é uma matéria envolvente , todo professor de história é legal, os professores de biologia são muito chatos". A professora que substituiu Mr. D quando este estava doente era uma bruxa, já o professor Warner aderiu ao sistema de Mr. D. O filme no entanto, como todos os filmes que visam o adolescente deixa uma mensagem edificante, que é na verdade uma concepção clonada do filme "Sociedade dos poetas mortos": "Viva cada dia como se fosse o ultimo". Não é um filme contestador no sentido social por mostrar a visão de mundo de uma classe média americana já bem acomodada no seu espaço como cidadãos, sendo assim é difícil de utilizar esta obra no intuito de se Ter uma visão dinâmica da sociedade.
É entretanto um bom entretenimento.

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